segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO MEIO AMBIENTE: SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE

"No início do segundo bimestre nós alunos do 7º Ano B, junto com a professora Dilma iniciamos o projeto “Sustentabilidade”, etapa do PROJETO MEIO AMBIENTE DA NOSSA ESCOLA.
No primeiro, dia a professora pediu que fizéssemos um pequeno texto sobre o tema. Quase ninguém sabia nada sobre o assunto, então, ela nos levou para o infocentro para que pesquisássemos o tema e ver o que é sustentabilidade e o ato ou habilidade de sustentar a sua permanência com o uso dos recursos. Foi nesta aula que começamos. Depois de cada aula fizemos um registro escrito para no final dos trabalhos de cada etapa fazer o relatório final.
Conversando com a professora, juntos decidimos que o primeiro lugar que íamos visitar seria a um campinho de terra que tem no nosso bairro onde os moradores jogam bola, mas estavam acumulando muito lixo e principalmente sacos plásticos, que parecia a entrada do lixão da cidade. Eu fiquei imaginando de onde vieram tantas sacolas plásticas. Na aula seguinte a professora falou sobre o consumismo, daí, percebi que o grande causador do lixo em todos os lugares o ato de comprar sem parar.
Fizemos a revisita ao lixão da cidade onde eu achei interessante a grande quantidade de lixo e sacolas plásticas e mais, o mau cheiro era muito, lixo em fase decomposição. Na entrevista que fizemos com o responsável, descobrimos que 30 famílias sobrevivem da renda dos materiais que são reciclados. Eu percebi que as pessoas trabalham sem proteção, luvas, roupas e etc. Fiquei pensando no risco de pegar uma leptospirose, através do xixi de tato e outros tipos de doenças. Por outro lado, eles fazem um lindo trabalho, reciclado, ajudando o meio ambiente. Fomos ao local onde está sendo construídas as instalações do aterro sanitário, que será responsável por receber todo o lixo que estão nos lixões da cidade de Irecê e das cidades vizinhas. Ainda como parte integrante dessa etapa, realizamos um grande seminário sobre SUSTENTABILIDADE. Esse seminário foi será realizado no dia 14 de novembro e contou com a presença de nossos familiares, professores, convidados e representante de alunos de outras séries. Queremos agradecer ao Instituto Brasil Solidário por nos doar as camisas e ampliação de fotos para a organização do seminário, que foi um sucesso!"
 Aline 7º Ano B

0 comentários:

Postar um comentário