quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Escola Luiz Viana recebe o Instituto Brasil Solidário (IBS)

Durante os dias 1º, 2 e 3 de novembro, os alunos e professores da Escola Municipal Luiz Viana Filho viveram experiências antes nunca experimentadas. Oficinas de música, teatro de sombras, fotografia, xilogravuras, palestras e atendimento odontológico foram algumas das ações desenvolvidas pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) durante uma visita à unidade de ensino. 

Segundo a diretora da escola, Maria de Fátima Coutinho, os quatro meses que antecederam a chegada do IBS foram de muita preparação e expectativa. “Tivemos que realizar alguns reparos na escola, preparar a nossa equipe e contar com o importante apoio da Secretaria de Educação. Desta forma, conseguimos atender em tempo hábil todas as exigências do Instituto para que o projeto fosse executado. Os momentos que antecederam a chegada deles foram de muita ansiedade”, ressaltou a gestora.

O IBS é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades desfavorecidas. Todas as ações são idealizadas dentro de um planejamento específico para cada cidade e escola beneficiada, de forma que os ensinamentos sejam continuados e multiplicados pela comunidade no término das atividades realizadas.

De acordo com a professora Maria de Fátima Coutinho, os benefícios foram inúmeros. “Ganhamos uma nova biblioteca, kits escolares, novos computadores, câmeras fotográficas, instalação de uma rádio-escola, além de materiais para o desenvolvimento de oficinas como xilogravura, meio ambiente e reciclagem. Outro quesito importante foi o atendimento odontológico disponibilizado a pais e alunos”, concluiu. 

Além de membros da sociedade civil de Irecê, também participou do evento a secretária de Educação de Iraquara, Simone, uma das incentivadoras das atividades. A Escola Luiz Viana contará com a companhia do IBS até 2013; a próxima visita já está agendada para julho do próximo ano. Também está sendo beneficiada pelo Instituto a Escola José Francisco Nunes, no povoado de Itapicurú.

Vale ressaltar o empenho da Prefeitura de Irecê, através da Secretaria Municipal de Educação, em trazer o IBS para as escolas e proporcionar melhorias não somente nas unidades de ensino, mas, sobretudo, na comunidade local e na vida daqueles que puderam desfrutar desta experiência única.  

3 comentários:

  1. Rúbia Margareth Dourado Matos16 de novembro de 2011 às 13:58

    Parabenizo a escola pelo pronto empenho, pela alegria da Equipe, capitaneada pela Diretora Fátima Coutinho, que em nenhum momento deixou transparecer cansaço, mas só alegria, orgulho, e muita satisfação. A Gestão, aqui ressaltando Edinho e Têles, também estavam presentes com todas as boas qualidades que precisamos neste momento. Professores e professoras, merendeiras, vigilantes, e todos os funcionários de um modo geral, muito agradecida, pela forma que trabalharam
    para recepcionar um projeto tão grandioso como o IBS! Viva!!! Margô.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir